Pular para o conteúdo principal

Surfista é atacado por tubarão na Praia de Del Chifre, em Olinda

Com ferimentos em uma das pernas, Diego Gomes Mota, de 23 anos,foi socorrido emergencialmente para a UPA de Olinda e deve ser transferido para o Hospital Miguel Arraes, em Paulista.


Novo caso de ataque de tubarão na praia de Del Chifre, em Olinda, foi registrado no começo da tarde dessa terça-feira. Diego Gomes Mota, de 23 anos, foi socorrido emergencialmente para a UPA de Olinda, onde realizou limpeza no ferimento na coxa esquerda. Diego está consciente e orientado, mas precisará ser transferido para o Hospital Miguel Arraes, em Paulista, onde passará por uma avaliação mais criteriosa para checar se foi atingido algum de seus órgãos. 

O irmão da vítima, Tiago Gomes Mota contou que estava surfando com Diego e mais dois amigos quando o animal de aproximou. Segundo ele, era perto das 11h e o tubarão, além de morder a parte da frente da coxa do surfista, arrancou também parte da prancha. Ainda de acordo com Tiago, o grupo surfava em uma área não muito distante da areia. 

Nos últimos 20 anos foram registrados 42 ataques, com 19 mortos e 23 feridos, no litoral de Pernambuco. Desde 1992, 59 pessoas foram vítimas de ataques no estado. A partir de 1995, os esportes náuticos são proibidos na orla pernambucana, de Itapuama até o Cabo de Santo Agostinho. 


Em 2011, um homem revelou ter sido vítima de um tubarão também na Praia de Del Chifre. O montador de adaime Jerônimo Pereira da Paz, 35 anos, contou que estava surfando quando sofreu o ataque do animal. Ele teve ferimentos graves na coxa esquerda e arranhões na perna direita. A prancha usada ficou marcada com os dentes do animal. Ferido, Jerônimo foi socorrido pelo Samu para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Olinda.

Em 2008, o adolescente Ruan Rodrigues de França, 14 anos, foi atacado por um tubarão, enquanto surfava na praia Del Chifre. O adolescente teve a panturrilha esquerda dilacerada em uma ferida de 40 centímetros e foi submetido a uma cirurgia no Hospital da Restauração (HR).

No momento do ataque, o adolescente, morador da Ilha do Maruim, em Olinda, estava treinando para participar de um campeonato de surfe. Outros surfistas que estavam no local, acharam que era uma brincadeira de Ruan. O adolescente foi salvo pelo surfista Joselito Aprígio Lopes, 19, que presenciou o ataque.


Dois anos antes, em 2006, o surfista Humberto Pessoa Batista, de 27 anos, foi mordido e acabou morrendo na mesma praia. Ele teve uma parada cardíaca como conseqüência de uma hemorragia severa causada pelo ferimento. O incidente motivou a proibição da prática de surf na área, onde até então nunca havia sido registrada nenhuma ocorrência relacionada a tubarões.


Acompanhe o Papo Sério no Facebook e Marco Raposo no Twitter Facebook.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O ANTICRISTO

Segue lá no  Instagram.

O Novo Mandamento

Segue lá no  Instagram.

Te Amo / O Amigo - Sergio Lopes

Segue lá no  Instagram.