Pular para o conteúdo principal

Ração da Nestlé Purina é acusada de matar centenas de cães

A Nestlé Purina está sendo processada sob acusação de que a ração Beneful levou mais de cem cães à morte ou ao desenvolvimento de doenças, segundo informações da Exame.

Oito tipos de ração Beneful causaram sangramentos internos, danos no fígado, vômitos, diarreia, perda de peso e convulsões, segundo um processo divulgado pelo site Top Class Actions.

Mais de 3.000 pessoas reclamaram sobre o produto na internet nos últimos quatro anos. As críticas incluem relatos de animais que ficaram gravemente doentes ou morreram, supostamente por conta da ração, nos Estados Unidos.

Em comunicado, o diretor de comunicação da Nestlé Purina PetCare, Bill Salzman, negou as acusações do processo. “Acreditamos que o processo não tem base, e temos a intenção de defender a marca e a nós mesmos vigorosamente.”

Segundo ele, a marca Beneful já sofreu outros dois processos recentemente, com as mesmas alegações. Mas os dois casos foram julgados improcedentes pelos tribunais.

O processo foi formalizado contra a marca de rações da Nestlé no início de fevereiro por Frank Lucido, na corte distrital do norte da Califórnia e pede US$ 5 milhões por danos.

Níveis perigosos

A ação cita a Associação para Verdade em Comida Canina, que testou a ração Beneful Original e encontrou níveis perigosos de mycotoxins, que são toxinas liberadas por fungos que aparecem em grãos. O relatório também afirma que a ração possui propilenoglicol, que poderia ser prejudicial. A Purina argumenta que o composto é seguro e aprovado pela agência americana de alimentos, FDA.

O autor do processo, Frank Lucido, disse que dois de seus cachorros morreram no quintal, sem outras razões aparentes, depois que ele comprou a ração Beneful em janeiro.

O diretor defendeu a marca, dizendo que outras rações também são alvo recorrente de críticas e falta de informação.

“As postagens online contém alegações falsas, sem suporte e enganosas, que causam preocupações e confusão aos nossos consumidores”, afirmou ele à CNN.

A Nestlé afirmou, por meio de sua assessoria de imprensa, que a ração Beneful da Purina não é mais vendida no Brasil desde 2011. Então, os consumidores brasileiros não têm contato com esta marca de ração.

Outros Casos

Não é a primeira vez que a Nestlé está envolvida em casos que comprometem a vida e a saúde de animais. Em 2012, a ANDA informou que cerca de 1.000 animais adoeceram nos Estados Unidos após a ingestão de petiscos fabricados na China.

A Purina e a Del Monte Corp – outra grande fabricante de alimentos para cães - negaram qualquer irregularidade na época das acusações. Entretanto as empresas criaram um site propondo um acordo de indenização aos que apresentassem o pedido em seu formulário.

A FDA (Federal Drug Administration), recebeu mais de 4.800 queixas de animais que adoeceram (ou morreram), depois que eles comeram petiscos produzidos na China.

Nota da Redação: Não é o primeiro escândalo no qual grandes marcas estão envolvidas. A ganância de algumas empresas faz com que animais tenham sua saúde e vida comprometidas devido à negligência na fabricação de seus produtos que contêm componentes tóxicos e prejudiciais. Infelizmente, depois das acusações, ao invés das rações passarem por fiscalizações mais rígidas, as marcas negam irregularidades e, através do pagamento de indenizações, fazem com que as mortes dos animais caiam no esquecimento.

Acompanhe o Papo Sério no Facebook e Marco Raposo no Twitter Facebook.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O ANTICRISTO

Segue lá no  Instagram.

Atento a esse Sinal

Segue lá no  Instagram.

Liberdade em jogo!!!

Segue lá no  Instagram.